top of page

​

O que é Sondagem e por que fazer Sondagem?

​

As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a

obtenção de informações de superfície de uma área na terra, ou na água.

Seu objetivo é determinar o perfil do terreno por meio de identificação dos

solos e/ou rochas que formam as camadas ou estratos na subsuperfície.

 

As sondagens são investigações do subsolo sob a perspectiva de uma

análise física, que precedem o desenvolvimento de qualquer projeto na

construção civil, na exploração de jazidas minerais e outras obras que

envolvam o conhecimento do terreno, visando segurança e viabilidade

econômica do empreendimento.

​

SONDAGEM À TRADO

​

A Sondagem À Trado é utilizada para perfuração e reconheci-

mento de solos, que permite a retirada e coleta de solo por camada através de 

trado manual ou mecânico podendo atingir grandes profundidades 

dependendo do solo, sendo o método mais simples a disposição da ENGTEX.

​

Realizando a sondagem

​

A sondagem a trado consiste numa perfuração manual de pequeno diâmetro, por meio de um dispositivo de baixa a média resistência para perfuração de solo.

O trado é constituído por uma haste metálica, onde é fixado um haste ortogonal numa das extremidades, enquanto que na outra extremidade podem ser fixados diversos tipos de perfuradores, no caso da utilização de trados ocos é possível introduzir amostradores pelo seu interior, possibilitando assim a amostragem. Utilizada essencialmente para a recolha de amostras de solo, por exemplo na construção de estradas, determinação de manchas de empréstimo e identificação do nível de água.

Os trados manuais são geralmente usados até profundidades de cerca de 6 metros e em solos pouco consistentes. Os furos assim abertos podem requerer ou não tubagem de revestimento.

O uso de trados acionados mecanicamente é sobretudo vantajoso em terreno com seixo ou quando haja necessidade de realizar grande número de furos. Os furos realizados com trados mecânicos podem atingir profundidades que ultrapassam os 30 metros.

​

Existem dois tipos de trados

​

Trados manuais

É um processo mais simples, rápido e econômico para as investigações do solo. A sondagem à trado manual geralmente penetra somente nas camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água. A perfuração do solo geralmente é realizada com os operadores girando uma barra horizontal acoplada a hastes verticais, onde se encontram as brocas. A cada 5 ou 6 rotações é necessário retirar a broca para remover o material acumulado. A amostragem geralmente é feita a cada metro, anotando-se as profundidades em que ocorrem mudanças do material.

Este tipo de sondagem é muito utilizado para a determinação do nível do lençol freático. As amostras retiradas pelo trado manual são sempre deformadas, ou seja, o solo não mantém suas características físicas quando retirado da natureza. Os resultados da sondagem são apresentados através de perfis individuais ou tabelas e são traçados perfis gerais do subsolo.

​

Trados mecânicos

​

O trados mecanizado é o processo de fundação profunda mais barato em relação aos custos relacionados a perfuração e a quantidade de concreto. É uma opção muito utilizada nos canteiros de obra pois é um processo limpo que não produz lama, é fácil de ser transportado e mobilizado dentro da obra, requer um número pequeno de operadores e é de execução relativamente rápida.

Além disso, a realização da sondagem por trado mecânico se caracteriza pela não produção de vibrações durante a perfuração e a perfuração em solos de resistência elevada.

​

Sondagem a Trado é um método de investigação que utiliza a trado como instrumento de coleta, que é um tipo de amostrador de solo, de baixa e média resistência, constituído por lâminas cortantes, que podem ser compostas por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal. A Sondagem a Trado é uma perfuração manual de pequeno diâmetro e sua finalidade é a coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório.


As sondagens são procedimentos de engenharia que têm por escopo a obtenção de informações de superfície de uma área na terra, ou na água. A coleta de amostras da Sondagem a Trado é feita a cada metro de avanço ou quando ocorre mudança do tipo de material perfurado. O objetivo da Sondagem a Trado é determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, sem a obtenção dos índices de resistências e a observação do nível do lençol freático.

​

Algumas Sondagens à trado​     

bottom of page