São obras civis construídas com a finalidade de prover estabilidade contra a ruptura de maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. Exemplos típicos de estruturas de contenção são os muros de arrimo, as cortinas de estacas e as paredes diafragma. Todas elas são construídas para conter a possível ruptura do maciço, suportando as pressões laterais.
São elementos indispensáveis de muitos projetos de Engenharia e de uma grande variedade de obras, tais como rodovias, ferrovias, pontes, subsolos de edifícios em geral, usinas, barragens, entre outros.
A ENGTEX CONSTRUTORA realiza contenções com Estacas Hélice Contínua e Perfis Metálicos Pranchados
CORTINA ATIRANTADA
É uma técnica de contenção que consiste na execução de uma “cortina” de contenção seja ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protenção dos tirantes. Este tipo de contenção pode ser de caráter provisório (subsolos) ou definitivo.
Sua aplicação é recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta pouca resistência á sua estabilidade.
O processo de execução segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim de não por em risco a estabilidade do solo. No caso de perfis metálicos, a inserção de tirantes
da-se após o cravamento dos mesmos e escoramento. O atirantamento é dividido em quatro etapas: Perfuração, instalação dos tirantes (monobarra ou cordoalha de aço), injeção da nata de cimento e protenção dos tirantes.
A ENGTEX CONSTRUTORA possui perfuratrizes pneumáticas para execução dessa técnica. Possuimos em nosso portfólio a participação na execução de cortina atirantada para importantes obras
TIRANTES
É uma tela composta por um ou mais elementos resistentes à tração, montada segundo especificações do projeto. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada. Logo após é feita a injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural pela cabeça do tirante pelo trecho não injetado o elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.
São executados como estruturas provisórias facilitando as escavações e a execução da estrutura definitva. No caso de serem utilizados como escoramento definitivo, requerem tratamentos e proteções especiais contra corrosão.
Uma grande vantagem de sua utilização é a capacidade de obter elevadas cargas com peças de pequeno porte, além da simplicidade construtiva. São usados para ancoramento de cortinas de contenção de concreto armado ou projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados.
A ENGTEX CONSTRUTORA possui profissionais experientes para executar essa técnica, além de equipamentos, como perfuratrizes pneumáticas, para execução dos tirantes.











